Palavra do Presidente
1. O que faz o Consultor? Pesquisa e trata os dados e informações relevantes, transformando-os, em conjunto com o cliente, em diagnósticos, análises e recomendações pertinentes e, principalmente, antevê as oportunidades com o Cliente.
2. Sua mais valia é a decisiva vantagem do olhar descomprometido e externo à realidade das organizações.
3. Desenvolve seu trabalho também associado, dado a
(i) complexidade dos problemas – exigindo conhecimentos complementares-,
(ii) contratos sempre temporâneos e
(iii) variedade de setores e alternância de trabalhos.
4. Pressente que, no mais das vezes, o cliente/contratante não sabe bem qual é o seu real problema ou não pode revelar; a etapa inicial de um projeto será aclarar, pelo consenso, a Situação Atual e a Desejada (50% da solução de um Problema dependem da sua identificação exata; e
5.Competente, mas, amiúde, lhe falta vocação para o marketing, comunicação e a venda dos serviços. Daí, a constituição de sólida rede de relacionamento e comunicação, visto que nos serviços de consultoria, a recomendação pessoal, de cliente e/ou de outro consultor, é critério determinante na contratação.