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Informativo

Informativo ABCO 17

ANO II – NO 17 – Rio, 31 de março de 2016
 
Palavra do Consultor – Rejeição de um trabalho em razão de uma postura antiética
 
Caro Consultor, já lhe ocorreu de ter que rejeitar um trabalho em razão de uma postura antiética ou ilegal por parte de um cliente ou parceiro comercial?
Poderíamos perguntar então, o porquê de tantos casos de conduta inapropriada por parte de agentes públicos e de empregados e executivos de empresas, não apenas em nosso meio, como no mundo inteiro. Veja no “https://www.abco.org.br/caro-consultor-ja-lhe-ocorreu-de-ter-que-rejeitar-um-trabalho-em-razao-de-uma-postura-antieticaou-ilegal-por-parte-de-um-cliente-ou-parceiro-comercial/”

Informativo

Informativo ABCO 16

ANO II – Nº 16 – Rio, 29 de fevereiro de 2016
 
Palavra do Consultor – Consultoria: o que é isso, afinal?
 
Pode ser muita coisa. Para Maquiavel era o súdito que “maquiavelicamente” diagnosticava o ambiente e montava “estratégias” para os Medicis unificarem os principados e permanecerem mais tempo e mais fortes no poder. Aristóteles foi de Alexandre. Sêneca, de Nero. Aqui, ainda confundem consultores profissionais com auditores, assessores, intermediários e lobistas, atividades outras que nada têm a ver com consultoria.

Informativo

Informativo ABCO 15

ANO II – Nº 15 – Rio, 29 de janeiro de 2016
 
Palavra do Consultor – As virtudes capitais do Consultor – criatividade e inovação
 
A vigilância sensível e permanente do Consultor é a atitude vital de seu êxito. Ela permite identificar as características do mercado, os sintomas e as nuances de mudanças, que estão trazendo ao “design” do mercado, os novos aportes; produz ideias novas e originais; faz com facilidade associações entre conceitos sem relação anterior aparente uns com os outros; costuma ser visto como inovador. A criatividade é atributo de todos, embora geralmente sufocada e reprimida pelos padrões de comportamento e pelos conceitos e paradigmas. Assim, a descoberta, e a inovação dela resultante, exige nos colocarmos do ponto de vista das pessoas, organizações e países envolvidos e, de forma empática, experimentarmos o porque de seus comportamentos e das necessidades a que eles atendem.

Informativo

Informativo ABCO 14

ANO I – Nº 14 – Rio, 29 de Dezembro de 2015
 
Palavra do Consultor – Um feliz 2016
Prezados colegas consultores, que 2016 seja exuberante, confirmando as expectativas dos consultores ouvidos em agosto/setembro 2015 e confiando na postura dos consultores em enxergar novas demandas, novos caminhos, e avigorar a rede…
 
Muita saúde, intensas relações familiares e de amizade, e paciência com este adolescente país.

Informativo

Informativo ABCO 13

Palavra do Consultor – Retirando os códigos de Ética das gavetas das diretorias
 
Entendemos que devem as organizações, fundamentadas em sólidos princípios morais e éticos, nortear a conduta dos que nela trabalham- público interno e externo- alicerçando,  consolidando e exemplificando  comportamentos compatíveis  com tal ideal, tornando-se, assim, conveniente e oportuno revisitar, periodicamente, as diretrizes éticas envolvidas, atualizando-as para comportar ocorrências e novos desdobramentos,  ocorridos no seu interregno, e até indicar caminhos e  orientações, como, por exemplo, canais diretos de denúncias anônimas, para o desenvolvimento sem tropeções organizacionais.

Informativo

Informativo ABCO 12

Palavra do Consultor

Acréscimo de trabalho para 2016.

Os consultores preveem um acréscimo no volume de trabalho para o próximo ano. Ora, isso é até paradoxal, vez que as previsões mostram retração do crescimento da economia em 2015 de aproximadamente 2,9% e de 1% em 2016. Ocorre, entretanto,- a experiência demonstra- que em momentos de retração, quando as empresas procuram soluções diferentes para problemas diferentes, a procura de serviços de consultoria cresce muito, principalmente, em competências outras- isenção, independência, distanciamento crítico- não disponíveis internamente.

Informativo

Informativo ABCO 11

Palavra do Consultor

Capacidade de realizar a autogestão do trabalho- Tempo:

Usa seu tempo de modo eficaz; a pausa para se restabelecer; consciência que para cada hora presencial gasta 2 a 3 de preparação; estabelece prioridades; é pontual; faz o tempo ter valor; não “dá” consultoria “única coisa” que tem para vender; separa os assuntos cruciais dos triviais e concentra seus esforços de acordo com isso.

Tem certeza que o seu posicionamento reflete, também. sua renúncia  aos serviços que não pretenda, não saiba,  ou não tenha interesse em cultivar, para não “causar ruídos” à imagem. É o dono do “relógio do ponto” de sua Vida.

Institucional

Informativo ABCO 10

ANO I – Nº 10 – Rio, 02 de Setembro de 2015
 
Palavra do Consultor
O Consultor ajuda a resolver problemas. Um problema é uma discrepância – um distanciamento – , entre uma Situação Atual que incomoda e uma Situação Desejada, melhor que a anterior e resolve-se o problema indo-se de uma para outra.
O problema nunca é o que parece, porque o Cliente não sabe, não pode dizer.. Assim, consultor(a) coloque sempre em xeque o que é apresentado como problema, já que não há “problema isolado”, mas vários que reagem sistemicamente e que identificar qual é o real problema já é 50% da solução.
Exemplifico: há pouco, o experiente consultor Paulo Jacobsen dizia-me que no ano passado quando iniciava uma consultoria em tradicional empresa acerca do comportamento ético, reunidos aproximadamente 40 empregados- entre executivos, administrativos, produção, apoio, secretariado, estagiários-, para espanto de muitos, um jovem, com menos de um ano de empresa, perguntou: afinal, o país e nós aqui na empresa estamos menos éticos ou mais transparentes?

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Informativo ABCO 09

Palavra do Presidente – Competência do Consultor
O Consultor- pela sua independência, isenção, alternância de clientes, diferentes níveis de proficiência, saber ouvir e munido de perguntas que levam à reflexão, à análise, à investigação- desvela e pinta de cores e luz o que jaz oculto, esconso, à sombra, intencional ou não do contratante, e identifica, com o cliente, o real problema da organização.
Repetiam os manuais, alguns aprendiam observando o possível, lendo a incipiente literatura, e quando cometíamos os nossos erros transformávamos em degraus para os acertos. Aprendíamos assim.
 
Hoje as consultorias estão mais abertas, aderem às pesquisas acerca do setor; contamos também com consultores experientes para orientar os que migram do mundo corporativo e aos jovens que querem ingressar na consultoria e a ABCO para construir a rede, analisar, interpretar e compreender as novas demandas, revelar o que faz e como faz o consultor, e apresentar-nos aos que procuram profissionais da consultoria.

Informativo

Informativo ABCO 08

Palavra do Presidente – Consultoria tão (mal) comentada
 
Cabe aos consultores, e muito à ABCO, tornarem compreensíveis os serviços de consultoria:
o que fazem, como fazem; a importância da definição do real problema, que assegura 50% de sucesso; esclarecer que os serviços têm prazo ( início, meio e fim); que há muita parceria para formar equipes multidisciplinares, com saberes interconectados, para ajudar a solucionar problemas sistêmicos; que devem incitar a participação efetiva dos clientes na elaboração do diagnóstico; definir nitidamente os objetivos da contratação; cumprir com rigor o cronograma (etapas, relatórios parciais…); e que o reconhecimento e o sucesso se apoiam na competência, experiência, de não estar de passagem pela consultoria, na visibilidade constante, todavia comedida, e no comprometimento ético do consultor.