Informativo ABCO 30

O ‘Capital Manufaturado’ são os objetos físicos manufaturados (não naturais) disponíveis para a produção de bens e serviços. Podem ser edificações e equipamentos como também a infraestrutura (estradas, portos, estações de tratamento de água e esgoto) que deve ser utilizada pela organização.
Já o ‘Capital Intelectual’ são os intangíveis baseados em conhecimento, como patentes, direitos autorais, softwares e licenças. E também os sistemas e procedimentos desenvolvidos e utilizados na organização.
‘Capital Humano’ está vinculado intrinsecamente às competências, habilidades e experiência das pessoas da organização e às suas motivações para inovar, alinhadas à estrutura de governança, gerenciamento de riscos e valores éticos adotados pela organização.
A aplicação de ‘Capital Financeiro’ em treinamento e desenvolvimento de pessoas da organização reduz o seu ‘Estoque’, mas esta aplicação aumenta o valor e a capacidade do seu ‘Capital Humano’ e deverá retornar com um aumento de lucros fazendo a reposição daquele ‘Capital Financeiro’.
A ‘licença social’ que uma organização recebe, como o exemplo uma instituição de ensino, é um componente do ‘Capital Social e de Relacionamento’ de organizações. Este ‘Capital’ reflete os relacionamentos dentro e entre comunidades, grupos de partes interessadas e outras redes, e a capacidade de compartilhar informações para melhorar o bem-estar individual e coletivo, inclusive a confiança e a reputação pela qual é reconhecida.
A ‘mãe Natureza’, que fornece os recursos ambientais renováveis ou não e os processos ambientais que apoiam a nossa sobrevivência e prosperidade, representados pela água, terra minerais e florestas, bem como a biodiversidade e a qualidade dos ecossistemas, representam o ‘Capital Natural’.
Alguns dos ‘Capitais’ podem não ser relevantes ou aplicáveis a todas as organizações. Mas a consciência sobre a necessidade (ou não) de cada um deles para a organização do seu cliente, e de como está sendo dimensionado o ‘Estoque’ de cada um e como o seu ‘Fluxo’ de entrada e saída alimenta a organização oxigenando-a permanentemente, pode ser a porta de entrada para a solução de muitos ‘males’ que as afetam e que, muitas vezes, impedem a sua sobrevivência.
Você já olhou para os seus clientes sob este ângulo?
Se você concorda com esta abordagem ou não, e se gostaria de explorar mais este tema, entre em contato e apresente as suas ideias.
 
Carlos Rocha Velloso
Consultor, Diretor de Desenvolvimento Profissional da ABCO
Informativo ABCO, julho 2017

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