Informativo ABCO 34

 

BOAS- VINDAS
Boas- vindas à (i) Caixa Preta, sócia consultora Valéria Chaves, e a (ii) consultora Sônia Oliveira Brum.  Associados: convidem um consultor para integrar o nosso quadro, pois  na ABCO é assim: Possui Código de Ética;  Cadastro para prospecção direta de clientes; a inserção de serviços é realizada diretamente pelo associado; Apoio Institucional às atividades do associado e agora Certificação com a FGV.

QUANDO OS COROAS TÊM CHANCE
Artigo do consultancy.uk revela que com as exigências dos clientes por pessoas com mais habilidades, os consultores travam guerras na captação junto as universidades por estes talentos, ocasionando, paradoxalmente, homogeneidade e aumentos dos salários. Para fugir deste paradoxo estão buscando  pessoas inovadoras com ideias criativas e habilidades não convencionais nos executivos recém aposentados.

BIBLIOTECA DO CONSULTOR – Os Senhores da Gestão
Neste livro, Adrian Wooldridge, descreve com enorme talento como a indústria funciona; o ciclo de vida e a importância da responsabilidade social da empresa e  comparação com outra grande mania dos anos 1990, a Reengenharia; a moderna teoria de administração; as forças que estão moldando a revolução da Administração; a  guerra por talentos; a  disseminação do ideal empresarial e modelos no mundo emergente. Dentre os exemplos citados pelo autor, estão incluídos carros, serviços bancários por telefone e cirurgia cardíaca.

ABCO EM AÇÃO

  • 13 º ao 15º Café com Consultores Porto Alegre: O Núcleo de Porto Alegre realizou em 29/01, 26/02 e 05/03, respectivamente,  com os palestrantes Jerônimo Lima, Vice-Presidente da ABCO; Prof. Dr. Heitor Mendina, da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP-RS) e  o consultor Lúcio José da Silva.
  • 7º Café com Consultores no Rio de Janeiro. No dia 08 de março, à noite, na Barra da Tijuca, os consultores Carlos Eduardo Pereira, Cristiane Cupello, Kelly Sodré e Luiz Affonso Romano, conversaram acerca do mercado da consultoria em 2018.
  • Consultoria: Entender o mercado é o primeiro passo para o seu ingresso. Foi o tema do vídeo de Luiz Affonso Romano.
  • Quais os requisitos para se tornar um consultor? Por que contratá-lo? Chamado para um bate-papo com o presidente da ABCO.

ECONOMIA DANDO SINAIS POSITIVOS?
Alguns sinais apontam para a recuperação da economia em 2018, mas todo cuidado é pouco quando se tem que pensar no longo prazo.

Temos problemas fiscais sérios para serem resolvidos, mas que num ano eleitoral, pouco se espera pelas decisões necessárias. Nenhum político vai tomar decisões impopulares, como a reforma fiscal, que pode até acontecer após as eleições, ao apagar das luzes de 2018.

Composição da diretoria nacional
Luiz Affonso Romano- Presidente; Jerônimo Lima- Vice-presidente; Carlos R Velloso- Diretor de Desenvolvimento Profissional; Paulo Cesar Azevedo- Diretor Administrativo-financeiro; e Maurício Luz- Diretor de Inovação e Criatividade.