Muitos acrônimos têm sido usados para entender o contexto de operação das organizações, como VUCA, BANI e outros. Se no mundo VUCA já tínhamos a Incerteza, na "Era do Caos" do mundo BANI ela é maior ainda.

O tema da gestão de riscos não é recente. Antes mais ligado a setores como Energia Nuclear, Medicamentos e Alimentos, hoje, devido ao contexto em que vivemos, está presente no dia a dia de qualquer setor/segmento e porte organizacional.

Desde 2015, as normas ISO para sistemas de gestão vêm utilizando em sua base conceitual a abordagem de risco, sendo esta um ítem que passou a fazer parte de seu modelo para elaboração de normas.

Segundo a norma ISO-ISO-31000:2018, organizações de todos os tipos e portes enfrentam influências e fatores externos que tornam incertos se quando eles atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos de uma organização é chamado de “risco”. Os efeitos podem ser positivos (oportunidades) ou negativos (ameaças).

Para o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), o gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido em uma organização, aplicado no estabelecimento de estratégias formuladas para identificar em toda organização eventos em potencial, capazes de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los compatíveis com o apetite de risco da organização e possibilitar a garantia razoável do cumprimento de seus objetivos.

O propósito deste Grupo de Estudos de Gestão de Riscos é compartilhar conhecimento e estudar este tema tão relevante no portfólio de um profissional de consultoria.

Tópicos que serão estudados:

- Conceitos e principais categorias de riscos
- COSO e a evolução da gestão de riscos
- NBR-ISO-31000:2018 - Gestão de Riscos - Diretrizes
- NBR-ISSO/IEC-31010:2018 - Gestão de Riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos

Para confirmar a adesão, é necessário enviar e-mail para Jacqueline Viegas, associada da ABCO, pelo endereço [email protected], com os seguintes dados:

- Nome completo:
- Empresa:
- Área de atuação:
- Cidade/UF:
- Telefone:

As reuniões vão acontecer nos dias 05/05, 21/05, 14/06, 18/06, 28/06 e 15/07. Os demais procedimentos do grupo serão estabelecidos no primeiro encontro.

Ficou interessado e ainda não é associado à ABCO? Aproveite a oportunidade e se associe agora mesmo!