Quem já ouviu a frase “Gastos é igual a unha ou cabelo, sempre tem que estar aparando.” ?
Se você não tem o hábito de revisar seus custos a cada semestre ou ao menos 1 vez por ano, precisa começar a criar o hábito de fazer a revisão de gastos.
Quando a empresa está saudável, o dinheiro está entrando, o caixa está cheio muitos empresários deixam de fazer a revisão de gastos e se nunca fizeram… agora que não farão mesmo !
Nos momentos de prosperidade a maioria dos pequenos e médios empresários se descuidam e passam a usar o lucro da empresa para contratar serviços, compram equipamentos e dividem em 36 parcelas altíssimas e como você acha que sua empresa está próspera e esse dinheiro é seu, você troca de carro e divide em 48 meses, pega o dinheiro que está no caixa da empresa dá de entrada no apartamento e o restante divide em 120 prestações, muda as crianças de escola, e passa a aumentar o custo da empresa e da sua vida pessoal.
Perceba que você aumentou o custo da sua empresa e da sua vida pessoal nos próximos anos!
Não estou dizendo que você não pode usufruir do dinheiro que a sua empresa está gerando, você merece sim esse dinheiro, mas veja você aumentou o gasto da sua empresa e da sua vida pessoal, sem planejamento.
Por um período essa mistura da vida pessoal e empresarial funciona, mas se a empresa passa por uma pequena crise, ela é abalada e sua primeira atitude é contratar um empréstimo ou capital de giro e, essa decisão vai salvar a sua empresa por um tempo até você não conseguir mais pagar as parcelas e sua próxima ação será cortar gastos, dispensando funcionários, tomando algumas atitudes, cancelando alguns serviços que haviam sido contratados.
Lembra que você misturou sua vida profissional e empresarial? Se você está cortando gastos da empresa, você também deve rever seus gastos pessoais, corte assinatura de revistas de vinho, reduza almoços e jantares em restaurantes, aniversários, enfim corte o que for preciso, sei que vai doer, mas pense que é necessário para voltar a ter uma vida financeira saudável na sua vida pessoal e na sua empresa. Se você sustenta boa parte ou toda a sua família chame todos para uma conversa e que todos os envolvidos precisam cooperar.
Viver em abundância é muito bom! E para que essa abundância seja contínua, um dos pontos que você precisa estar em equilíbrio são seus gastos, gastar menos do que ganha (Parece absurdamente óbvio, né?! Pode ser absurdo ler isso 1 milhão de vezes, mas não adianta ler e não colocar em prática! E essa é a parte difícil! ) poupar para você e sua família, e poupar também para a sua empresa.
Sabe aquele equipamento que você dividiu em 36 meses? Ou aquela reforma que você dividiu no cartão de crédito em 24 meses?
Poderia ter sido pago à vista e ganhado desconto, reveja seus gastos pelo menos 1 vez por ano e planeje seus gastos com 1 ano de antecedência.