Lições aprendidas com o ciclo econômico passado



O que aprendemos no último período  de escassez que o Brasil atravessou? Várias foram as lições e me atrevo a pinçar algumas:
 
Deixar a euforia do aquecimento econômico de lado e focar em análises técnicas e fundamentadas. As empresas precisam investir no time, sendo o recurso humano, interno e externo, fator determinante para atravessar adversidades.
 
Otimizar as despesas. Em momentos adversos tirar o melhor proveito dos recursos financeiros, materiais e do fator tempo que possuímos, alocando-os melhor, fazendo mais com menos e no menor tempo possível.
 
Buscar novas fontes de receita. Por intermédio de novos produtos e serviços agregar receita e valor ao negócio, objetivando o crescimento, inclusive de margem, mesmo com o mercado retraído.
 
Eliminar etapas desnecessárias. Na execução das atividades diárias, eliminar o que seja desnecessário para que o fluxo de informações e processos atinja com maior brevidade seus objetivos, evitando desperdícios dos recursos e mantendo a eficiência do trabalho.
 
Integrar melhor as atividades dos setores da empresa, interna e externamente, investindo em novas tecnologias e inovação, sempre.
 
Lembrando que não existe receita de bolo, cada caso é um caso, no entanto algumas técnicas e ferramentas são racionalmente necessárias, dentre elas o diagnóstico.
 
A história mostra o resultado da escassez no desenvolvimento de produtos e serviços, novamente vamos apontar apenas alguns:
 
Nutella (Itália 1930). Com a escassez de cacau para a fabricação de chocolate, fulano de tal criou um creme de avelã com uma pitada de cacacu, assim, criando um produto mundialmente conhecido e consumido.
 
Localiza (Brasil 1979). Hoje considerada a maior locadora de veículos da América Latina iniciou suas atividades com 6 fuscas na crise do petróleo onde era desaconselhado a aquisição de veículos.
 
Vespa (Itália 1945). Moto símbolo da Itália foi criada por fulano de tal para a locomoção com um veículo bom e barato.
 
Nescafé (Suíça e Brasil 1938). Hoje a marca mais valiosa da Nestlé foi começou a ser desenvolvida a pedido do governo brasileiro em 1930.
 
Airbnb (Estados Unidos da América 2008). Surgiu com o baixa da economia mundial oferecendo acomodações com preços baixos.
 
Devemos assim lembrar das lições aprendidas na escassez para que neste momento de retomada e crescimento da atividade econômica deixemos a euforia de lado e continuemos focados em atingir excelentes resultados.
 
A figura do consultor nesta nova fase é tão importante quanto em momentos desafiadores outrora ultrapassados.
 
 
 
Manoel Guilherme Fontes de Menezes
Advogado, Consultor de alta performance, Empresário, Associado ABCO.
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados