Definindo Consultoria. O que é?
Consiste em serviços temporários e interativos prestados por consultores profissionais, independentes e externos, que amparam o acionista, o conselho, a diretoria, a gerência… a:
As 6 principais tarefas do Consultor
- prevenir/corrigir problemas, identificar/perceber, analisar e interpretar o “real problema”,
- elaborar, com o cliente, diagnósticos,
- buscar opções adequadas,
- acompanhar a implantação da solução mais apropriada,
- despertar para novas oportunidades e
- enxergar ameaças à empresa-cliente.
Consultoria não é assessoria
Que são serviços de apoio à implementação das decisões já tomadas pelos gestores da empresa-cliente: pública, privada, terceiro setor…, seguindo técnicas e instrumentos para o bom êxito da situação desejada.
Consultoria não é auditoria
Que são serviços de avaliação externa independente para exame e análise da eficiência e eficácia dos sistemas de controle – contábil, financeiro, fiscal – de desempenho das atribuições, planos, metas, objetivos e políticas definidas pelo Conselho de Administração/Consultivo/ Diretoria.