As questões que envolvem as Equipes de Suporte?

As questões que envolvem as Equipes de Suporte?

Como Business Partner , trabalhei com centenas de profissionais não financeiros de várias equipes multifuncionais. Para discussão, neste artigo, estou classificando as equipes em equipes de negócios e equipes de suporte. A outra classificação popular é front office e back office.

Finanças, RH, TI e Admin são as funções de suporte mais importantes de qualquer empresa. O que observei é que as pessoas que trabalham nessas funções de suporte têm um hábito peculiarmente negativo de se chamar 'APENAS' função de suporte. A maioria deles constantemente sente que não está agregando valor à empresa.
 
 

Eles continuam se comparando - infelizmente - às funções de Vendas e Marketing ou Front Office e constroem esse bloqueio mental de que Vendas e Marketing são os que trazem negócios; portanto, eles são os que estão ganhando dinheiro e administrando a empresa. Eles também acreditam que não recebem bônus e incrementos suficientes. Isso também acontece porque, em certa medida, é difícil quantificar as contribuições de uma função de suporte.

Esse bloqueio mental de não agregar valor é mais proeminente na função financeira, especialmente com profissionais de finanças que estão nos estágios iniciais de sua carreira e acham que estão apenas produzindo relatórios. Quem acha que seu trabalho é apenas um post-mortem, onde registra e relata o que já aconteceu.

Mas, minha pergunta para eles é: por que você está se desvalorizando? Se você acha que não está agregando valor, por que todas as empresas têm esses departamentos? Por que as empresas não podem apenas ter um departamento de vendas e é isso, será a empresa mais lucrativa do mundo?

Pense de novo...

Messi, para muitos, é o melhor jogador de futebol do mundo hoje. Michael Jordan, sem dúvida, foi o melhor jogador de basquete da história, mas eles seriam os melhores jogadores sem o APOIO de seu treinador, preparador físico, nutricionistas, gerentes de esportes e tantas outras pessoas que trabalham incansavelmente em segundo plano para tornar esses jogadores excelentes.

Quando Messi marca um gol e comemora, sua equipe de apoio deve comemorar com igual entusiasmo. A equipe de suporte vence igualmente a partida, quando Jordan saía por aí, marcava umz cesta no último segundo e levava o Chicago a vitória .

A equipe de suporte não pode ir lá e jogar o jogo, mas eles sabem que a vitória do time também é sua.

Portanto, para todos os meus colegas da função SUPORTE, sejam orgulhosamente parte de uma função de suporte. Não há absolutamente nenhuma necessidade de pensar que você é "APENAS" uma função de suporte. Você está fazendo um trabalho incrível. Não se preocupe muito com piadas sobre o RH. Não se preocupe muito com o fato de o Financeiro ser rotulado como restritos.

Finalmente, uma dica para meus amigos de finanças. Registros e relatórios podem ser transformados em insights. As idéias são usadas para tomada de decisão. E as decisões direcionam a empresa.

Portanto, nunca pense que você é apenas um guerreiro de planilhas que lida com muitos dados. Tenha certeza de que você está contribuindo. Você pode não necessariamente perceber a importância dos dados ou relatórios em que está trabalhando, mas tudo bem. Apenas espere a sua vez de assumir um papel de tomada de decisão.

Todos nós somos responsáveis pelas vitórias como também pelas derrotas.

Portanto nunca se desvalorize mas também não se esconda.

Obrigado pela leitura do artigo, aguardo ansiosamente o seu comentário

 

MARCIO LAMMANA
Controller do CEPEM-RJ. Consultor Associado ABCO.