Consultoria profissional

 
Consultoria é uma profissão de tempo integral, independente, e não uma atividade espasmódica. Tem um corpo de conhecimentos teórico-prático próprio, diferente de apenas saber fazer alguma coisa.
 
Assim, o contratante deve indagar, pesquisar: há quanto tempo o profissional é consultor, para quem prestou consultoria assemelhada, em que área, quando, tem testemunhos, o cliente o recontrataria para o mesmo trabalho ou para outro, expressão verbal- escrita e oral, ministra aula/palestra acerca do tema, atuação foi testada em empresas do ramo, com estrutura de capital parecida, porte…
 
Hoje, as mudanças na tradicional relação de trabalho e emprego  levam muitos executivos,  com múltiplas experiências, a procurar qualificação em consultoria, pois ainda têm muita contribuição a oferecer, muita vida a viver.
 
O curso Desenvolvimento em Consultoria  foi justamente modelado para atender tal demanda, de forma prática, consistente e criativa, os aspectos e as características necessárias ao desempenho mais efetivo das atividades da Consultoria, resolvendo problemas, apontando oportunidades e sugerindo posturas que propiciem a venda eficaz e implementação de tais serviços.
 
A essência da consultoria é a ajuda, o aconselhamento, o plano. Identificar oportunidades de negócio, problemas organizacionais, diagnosticar com o cliente, transformar dados em informações, analisá-las, interpretar, participar da escolha de opções/alternativas, e acompanhar a implantação. Isso tanto para empresas privadas e públicas, instituições, governos, como individualmente para as pessoas que também buscam orientação.
 
 
Luiz Affonso Romano
Consultor organizacional, exclusiva e ininterruptamente, Coach para Desenvolvimento em Consultoria, Instrutor dos cursos de Desenvolvimento de Consultores, Colunista do site Administradores.com e newsletter "Ouvimos por aí". Coordenador da pesquisa "Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil". CEO do Laboratório da Consultoria e presidente da Associação Brasileira de Consultores – ABCO.