Dia do(a) Consultor(a)

 
Caros colegas Consultores, estamos de parabéns! Hoje se comemora o dia do Consultor.

Como bem sabem os colegas, o Consultor tem árdua tarefa. Inicialmente procura ele identificar e definir qual o “real” problema do Cliente – que, aliás, nem sempre sabe bem qual seja ele.

Ultrapassada esta etapa, prossegue, o Consultor, examinando, com o cliente,  possíveis causas da “situação atual”, gerando opções de solução para o problema e indicando, com o cliente,  qual a mais recomendável. E, mais ainda, em alguns casos, ainda resta a tarefa crítica de ajudar a implantar as soluções propostas. Enfim, o profissional lida com a Mudança – uma das tarefas mais difíceis e instigantes das organizações, públicas e privadas e agora das pessoas.

É fácil reconhecer quão difícil pode ser este trabalho, cheio de percalços, dúvidas, incertezas e riscos, haja vista que o Cliente espera, quase sempre, uma solução “mágica”, quase um “truque” que venha a resolver problemas que levaram anos a se instalar e agora agravados pela automação acelerada.

O perfil do Consultor brasileiro mudou e muito de quando alguns iniciaram e permanecem porque na consultoria não há tédio, pela alternância de clientes e trabalhos, e por não haver prazo de validade; O que mudou, segundo nossas pesquisas anuais:
 
 
  • Participação das mulheres que alcança 40%. Antes era inexpressiva.
  • Faixa etária: dos 25 aos 80...
  • Local de trabalho: de escritório próprio para home-office e coworking.
  • A indicação de cliente satisfeito continua a ser forma de contratação clássica.
  • Contratação: empresas privadas e o setor de serviços predominam.
No nosso Brasil, que exibe essa pletora de recursos em potencial e que continua crescendo apesar das crises- nativas e importadas, nós Consultores contribuímos de maneira oportuna e importante para uma pátria mais desenvolvida, mais justa e certamente mais feliz.

Parabéns, colega Consultor(a).

Luiz Affonso Romano
Presidente da ABCO Associação Brasileira de Consultores