Empresas que enxergam este caminho tendem a ter colaboradores felizes e mais dedicados, aumentando assim os resultados positivos, como se fosse uma engrenagem do bem, tudo conspira para o sucesso! Vela lembrar que para atingir este nível de qualidade e organização em todos os processos e setores da empresa, o custo é alto.
Sim, uma das principais barreiras de investimento na qualidade do ambiente de trabalho é o custo, ou melhor, o famoso “investimento”.
Nem tudo é dinheiro, muita coisa é possível ser iniciada por meio de habilidade e criação de atividades que já existem na empresa, apenas estão ali sem serem aproveitadas. A cultura de criação e inovação baseada em verbas já está ultrapassada, é preciso pensar e inovar com as ferramentas existentes.
No segundo momento sim, será necessário encontrar recursos para consolidar e investir de fato no plano já elaborado. Dá mesma maneira que empresas assustam seus funcionários pela quantidade de coisas erradas, as mais organizadas atraem bons colaboradores, fortalecendo assim o resultado.
É fácil pensar, que as empresas são o reflexo de seus gestores, acredito nessa linha de pensamento, pois, quem tem o “poder” em determinar as regras, diretrizes e ações deveria utilizar estes recursos para coisas construtivas e positivas. No mercado atual é incompreensível imaginar que uma empresa perca para sua concorrente em fatores tão evidentes, mas pensando pelo lado da livre concorrência, os ruins valorizam os bons, ou seja, quando se encontra processos péssimos, lembramos e valorizamos muito mais os organizados.
Convido você a realizar uma simples análise da empresa em que atua, tente buscar em seus concorrentes os processos que são positivos e que não existem na sua empresa. A partir desta reflexão, provoque seus gestores e busque nos grupos de trabalho possibilidades de melhoria, tenho absoluta certeza que sua empresa tem muita coisa a ser reformulada, basta um olhar crítico.
As péssimas empresas nos fortalecem, mostram e nos ensinam o quanto é necessário buscar e construir ambientes de qualidade para os colaboradores e clientes. É muito importante nunca esquecer dessas empresas que não enxergam a gestão como alavanca de crescimento! Elas nos deixam uma linda lição do que não fazer, contribuem muito com nossa experiência profissional. Confesso que já tenho anticorpos bem desenvolvidos para identificar empresas com este perfil, basta entrar e sentir o clima operacional, a comunicação existente, processos que não funcionam, entre outras variáveis.
Fuja, corra, tente não ser um dos integrantes destas organizações, caso não consiga ou já esteja trabalhando em desses ambientes, entenda como uma experiência e tente colaborar com a mudança. Talvez você não tenha força para tal mudança, mas o simples fato de entender o que é positivo ou destrutivo vai colaborar com sua percepção e escolhas no futuro. É importante criar anticorpos para se distanciar destas empresas, boa sorte!