O silêncio profissional


O silêncio profissional

Naturalmente questões profissionais são tratadas com a mística e sigilos necessários, é assim que aprendemos, ou pelo menos escutamos falar nos corredores das empresas.

——————————————————————————————-

O que não sabemos ou pouco nos damos conta é que no meio profissional o sigilo vai muito além de informações técnicas ou financeiras, existe uma mística e questões pessoais que se apresentam e pouco são tratadas, por essas e outras que resolvi escrever sobre alguns desses silêncios. Não sou especialista e longe de querer ter a verdade, mas tive a oportunidade de presenciar diversas formas de cuidados e sigilos durante minha carreira. É preciso dar voz, estar atento, tenho certeza que alguém do seu ciclo profissional passa por situações desta natureza.
O Peso do cargo
É inerente que cargos com responsabilidades elevadas carreguem uma forte necessidade de sigilo sobre determinados assuntos, o problema é quando em fase de crescimento profissional as promoções ocorrem e seus colegas de trabalho começam a te enxergar de uma nova maneira! Antes, você dividia com eles aquele papo do café e se expressava sobre inúmeros assuntos que positivamente ou não colaboravam com o crescimento da empresa, após a conquista de cargos mais relevantes a postura e atitudes precisam caminhar junto com a posição do cargo! Naturalmente para os “colegas” menos preparados e pouco maduros profissionalmente é difícil entender a nova posição. Logo, surgem o papo que fulano mudou, agora é chefe, não conversa mais com a gente, chegando ao ponto de chamá-lo de traíra…(risos). Calma pessoal, é preciso fazer a leitura correta, o caráter não mudou, a postura necessária para desenvolver a nova função é que foi ajustada, ninguém deixou de ser amigo de ninguém. Fique feliz que o amigo cresceu e conquistou um novo cargo, colabore e mantenha o clima organizacional positivo, quem sabe amanhã será a sua vez.
Depressão
Quem nunca ouviu dizer que um colega de trabalho é depressivo ou está nesta fase? Talvez, e muito provavelmente essa doença sigilosa nos peque de surpresa, amigos e colegas de trabalho que você nem imagina, passam por isso todos os dias! Sorriem, brincam, interagem, mas, no fundo estão sofrendo, é preciso atenção e muita sensibilidade com fatos e ocorrências. Vivemos uma vida de buscas pessoais e profissionais, somos pessoas, sensíveis e que reagem de forma diferente para assuntos iguais. Alguns suportam mais, outros menos, pouco importa, é preciso observar e ter cuidado com palavras, formas de comunicação e trabalhar diariamente a proximidade e humanização das relações. É triste perder vidas de uma forma tão abrupta, o silêncio é o maior inimigo nestes casos! Trabalhar é uma válvula de escape para alguns, para outros é apenas o início do problema. Existem ambientes de trabalho que adoecem e causam estragos, cuide de você, dos amigos e colegas de trabalho, isso faz parte das nossas relações profissionais.
Quietinho vai mais longe

Desde cedo fui ensinado que o sigilo abre portas, não é porque temos uma informação interessante que devemos sair por aí contando para todo mundo. A mística do silêncio promocional funciona, quando você tiver uma oportunidade de emprego melhor, foi selecionado para assumir cargos mais importantes, mas ainda não se concretizou, não conte para ninguém! Aproximadamente 99% de quem contou a notícia antes da hora, se ferrou…(risos). Essa estatística é minha, comprovada pelo maior instituto de pesquisa do mundo, a vida! Não seja ansioso, não confie em todo mundo, dizem que existe a inveja do bem (risos), então, não se arrisque, concretize a oportunidade e depois saia por aí comemorando e curtindo com os amigos. Vejo pessoas contando sem necessidade, coisas que ainda não se concretizaram! Acredite, o quietinho vai mais longe.

 

 

 

RENATO LOPES
Consultor e Palestrante. Associado ABCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados